Skip to content
Ligue: (41) 3359-9729

Vestibular de música em Curitiba – Tudo o que você precisa saber

O vestibular de música é comum, mas é preciso ter cautela, pois existem matérias específicas que precisam ser estudadas com antecedência. Em Curitiba possui Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdade de Artes do Paraná (FAP),Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e em muitas delas existe um estilo diferente de abordagem, vamos explicar a você o que cada uma exige e como se preparar para o Vestibular de Música em Curitiba.

UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Processo seletivo, em 2016 teve algumas alterações. Antes a prova específica de música passou a ser aplicada como prévia. E, agora passou a ser aplicada na segunda fase da prova.

A primeira fase consiste em 80 questões de conhecimento gerais, que é de caráter eliminatório. E, os candidatos que atingiram a média seguem para a 2ª fase que será distribuída em 2 dias.

No primeiro dia terá a prova de redação e no segundo dia a prova específica de música teóricas e também prática, leitura à primeira vista e solfejo.

Licenciatura em Música

Você pode optar tanto por licenciatura, para aqueles que querem seguir a vida acadêmica como professores ou bacharel, antigo curso de produção sonora. Os alunos da licenciatura são formados para atuar principalmente como professores de música ou organizar eventos culturais.

Bacharelado em Música

Os alunos que escolhe por fazer bacharel aprendem a utilizar diversas ferramentas e softwares, para composição, registro e tratamento sonoro, participando da produção musical de projetos culturais, e na pré-produção, produção e pós-produção musical em geral.

Os alunos do bacharelado escolhem disciplinas optativas de formação em produção musical (produção e elaboração de projetos culturais, e na pré-produção, produção e pós-produção musical em geral) ou disciplinas voltadas para a criação musical (análise, composição, arranjos).

Música – Segunda Licenciatura/PARFOR

Segundo a Secretaria de Estado de Educação do Paraná , SEED/PR, existem nas escolas de ensino básico do Paraná um número insuficiente de professores atuando na disciplina de Música. O Curso de Música – Licenciatura PARFOR/UFPR busca atender a uma parcela dessa demanda oferecendo, em colaboração com a própria SEED/PR, formação continuada em música aos professores da rede pública estadual de educação básica do Estado do Paraná.

O curso promove a formação musical básica desses professores sem, no entanto, sobrecarregá-los com uma quantidade excessiva de disciplinas, uma vez que, estima- se, eles continuem exercendo o magistério em suas respectivas escolas ao longo de todo o curso de segunda licenciatura.

FAP (Faculdade de Artes do Paraná)

Teoria MusicalA Faculdade de Artes do Paraná possui dois cursos na área da música: Licenciatura e Bacharel em música popular. A FAP é para músicos que gostem de músicas brasileiras e suas derivações.

Licenciatura em Música

Na licenciatura os alunos estarão habilitados a ministrar aulas nos últimos anos do ensino fundamental e no médio também. O curso possui um caráter teórico-prático, e visa a formação superior de profissionais aptos exercerem o ensino dos conteúdos de música na educação formal.

Barachelado em Música Popular

Já, como bacharel o curso visa a formação de profissionais capacitados tecnicamente a atuar em diversas áreas como instrumentalista, compositor de trilhas sonoras, arranjador, diretor de conjuntos instrumentais e vocais, produtor musical, crítico e pesquisador dentre outas possibilidades que o bacharelado dará ao profissional.

Bacharelado em Musicoterapia

Também oferece disciplinas teóricas e práticas nas áreas da música, da biologia, da neurologia, psicologia, psicoacústica e musicoterapia. O aluno desenvolve habilidades de improvisação instrumental e vocal, escuta musical, composição de temas melódicos e canções, expressão corporal.

Assim se capacita para planejar tratamentos e aplicar a abordagem musicoterapêutica de forma a melhorar a comunicação, dar suporte emocional, facilitar a aprendizagem, a autonomia e o desenvolvimento biopsiocossocial das pessoas.

EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná)

A música erudita é referência na EMPAB em Curitiba e possui a maior diversidade de curso ao todo são 4 cursos de Graduação em Música, principalmente voltado o superior do instrumento.

Licenciatura em Música: Na licenciatura os alunos estarão habilitados a ministrar aulas nos últimos anos do ensino fundamental e no médio também. O curso possui um caráter teórico-prático, oferece oportunidade de ter uma iniciação Musical.

Composição e Regênciao objetivo desse curso de bacarelado é formar um profissional concentrando a maior parte da carga horária em disciplinas teóricas-aplicadas (contraponto e harmonia), estética e análise,percepção, regência e composição

Superior em Cantoconfere o grau de bacharel em canto. Dará a prioridade em formar profissionais específicos em cantores com repertório lírico, de câmara e solo. Assim dando oportunidade de possíveis participações em óperas e concursos.

Superior em Instrumento: o curso dá inúmeras oportunidades para o instrumentista como concertista, músico de orquestras sinfônicas ou camerísticas, músico de estúdios de gravação, músico correpetidor acompanhando cantores e corais, e outras formações vocais e instrumentais.

Dicas gerais para o Vestibular de Música em Curitiba

  • Prepare-se com antecedência para o Vestibular de Música em Curitiba. Frequente aulas de música com profissionais capacitados e, que tenham bom domínio do conhecimento musical. Jamais se esqueça que o que se aprende de maneira adequada você não esquecerá. Aprenda e tente relaxar na hora da prova.
  • Respire fundo, atenção as questões e responda calmamente. Leve todo material exigido na aplicação da prova. Não se esqueça de se hidratar, pois passar muitas horas sem hidratação trás muito desconforto.
  • Fique atento a datas de cada vestibular das escolas de músicas. Pois, podem coincidir e você ter que fazer a escolha da sua vida.

FicoU interessado em fazer a prova do vestibular de música em Curitiba? Venha se preparar conosco. Esperamos por você!

Deixe um Comentário