Ligue: (41) 3359-9729

PRÁTICA DE BANDA

Traga seu instrumento e vamos tocar juntos

As aulas de Prática de Banda na Ritmo e Som,  são aulas em grupo, com no máximo seis alunos, onde os alunos sob a orientação de nossos Professores vivenciam a rotina de estudos de uma banda ou grupo. As aulas são  bem dinâmicas e personalizadas para o maior aprendizado dos alunos. No Curso os alunos são colocados a prova o conteúdo estudado nas Aulas de Instrumento, por isso da importância de estar matriculado em algum Curso de Instrumento da Escola.  Nossos Professores são altamente qualificados e atentos as novas metologias de ensino. Curso indicado para todas as idades, podendo ser iniciado aos 7 anos.

Benefícios da Prática de Banda

A Prática de Banda desenvolve a percepção auditiva do aluno, entrosamento entre os instrumentos de um conjunto, socialização, destreza, afinação, entre outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da performance de um instrumentista.

Algumas imagens da prática de banda em apresentações

O que é uma banda?

Uma banda, conjunto ou grupo musical é uma reunião de músicos formada com o intuito de tocar arranjos musicais. Pode tratar-se, inclusive, de uma banda militar.

No Brasil, inicialmente a expressão ‘banda de música‘ ou simplesmente ‘banda‘ foi utilizada para definir a formação musical composta por madeiras, metais e percussão. Essa é a tradicional banda de música a que se refere a famosa canção A Banda, do compositor Chico Buarque de Holanda.

Com o surgimento do rock and roll, os grupos que tocavam esse estilo musical passaram a ser denominados ‘bandas de rock’ ou simplesmente ‘bandas’. A partir daí, “banda musical” ou “banda” passou a designar diferentes tipos de grupos e formações musicais.

Bandas de rock tipicamente possuem um ou dois guitarristas, baixista, baterista e, dependendo do estilo, tecladista. Geralmente possuem também um vocalista, que pode ser um dos instrumentistas ou um músico dedicado exclusivamente a cantar.

Grupos de jazz variam bastante em sua formação, mas configurações tradicionais, em geral, incluem uma seção rítmica (popularmente chamada de “cozinha”) composta por um baterista, baixista e pianista, e uma seção de metais, com saxofonistas e/ou trompetistas. Grupos de jazz moderno costumam adicionar guitarristas e tecladistas.

Prática de banda infantojuvenil

Prática de banda infantojuvenil (Wikipedia)

Número de integrantes numa banda

As bandas musicais por vezes são classificadas de acordo com o número de seus integrantes. Um duo, dueto ou dupla musical é uma formação de um grupo musical formado exatamente por dois membros. Essa formação é muito comum, principalmente na música caipira e sertaneja. São comuns, ainda, os trios, quartetos, quintetos e sextetos, respectivamente, formados por três, quatro, cinco e seis integrantes.

Grupos vocais

Os quartetos masculinos, geralmente, são compostos por Primeiro Tenor, Segundo Tenor, Barítono e Baixo. Os Femininos Primeiro Soprano, Segundo Soprano, Primeiro Contralto e Segundo Contralto. Os mistos podem ser variados, com quaisquer das vozes citadas. Dos quartetos masculinos, os mais conhecidos no mundo são o Acapella, o Signature Sound, o Gaither Vocal Band e o saudoso The Cathedrals. No Brasil, destacam-se, ainda, grandes grupos, como o tradicional quarteto Arautos do Rei, o Gileade e o Quarteto Athus.

fonte: Wikipedia

Quer aprender música?

Agende uma aula experimental gratuita de qualquer instrumento