Ligue: (41) 3359-9729

TEORIA MUSICAL

Aprofunde os seus conhecimentos musicais

A Teoria Musical é o estudo da simbologia da música, podemos dizer. Na Teoria Musical podemos analisar a parte científica da Música, como a matemática das figuras de notas, a física nas frequências das notas, a relação entre as notas de um acorde e seu efeito harmônico, entre outros assuntos que se aprofundam nos fundamentos da Música.

Teoria MusicalTeoria Musical tem como alvo o entendimento e compreensão da Música em geral. Mas do que se trata, de fato, esta “Teoria”? A Teoria abrange os elementos fundamentais que a nossa Música precisa para ser escrita, analisada, e principalmente, “fazer-se” comunicar através de todas as línguas, tornando-se uma “linguagem universal”.

Alguns dos itens abordados na Teoria Musical são: Compassos Simples e Compostos, Andamentos, Ornamentos, Intervalos, Escalas Maiores e Menores, Transposição, Modulação, entre outros conteúdos, que inclusive são exigidos em Vestibulares de Música, tais como Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na Escola de Música Ritmo e Som dispomos do Curso de Teoria Musical para os alunos que desejam aprofundar-se nos conhecimentos musicais, além do Curso Preparatório para Vestibulares de Música, para os que visam profissionalizar-se neste meio. Os alunos, Augusto Pietroski e Matheus Cardoso, obtiveram ótimas classificações na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e foram preparados aqui na Ritmo e Som.

Professora Amanda Cantador pode nos explicar muito bem como a Teoria Musical faz parte da Educação Musical não só dos adultos, mas como das crianças:

“Em sala de aula, nos Cursos de Instrumento e nas Turmas de Musicalização Infantil, trabalhamos desde cedo com a Teoria aplicada, ou seja, o aluno aprende e aplica todo o conhecimento teórico em seu instrumento musical. Fico lisonjeada de ver meus pequenos pupilos lendo e escrevendo partituras com apenas três anos de idade. Quanto mais cedo inserirmos no universo da criança a Teoria Musical, mais natural esta linguagem de expressão sonora se torna, sendo inclusive como uma segunda língua, onde ela pode expressar sentimentos e opiniões através dos sons”.

Modalidades

Turma “Da Capo”: Módulo I

Turma “Intermezzo”: Módulo II

Turma “Grand Finale”: Módulo III

Quer aprender música?

Agende uma aula experimental gratuita de qualquer instrumento