Skip to content
Ligue: (41) 3359-9729

Passarinho, que som é esse? – Como é o som do Violino

Você já teve a curiosidade de saber como é o som do violino? Confira no vídeo abaixo a apresentação da música Passarinho, quem som é esse? – Violino. Uma composição de Hélio Ziskind para o programa Castelo Rá-Tim-Bum, produzido nos anos 90 pela TV Cultura. Logo abaixo, veja algumas curiosidades sobre este belo instrumento.

Passarinho, que som é esse? – O som do Violino

Curiosidades sobre o som do violino

O violino é irmão da viola, violoncelo, contrabaixo e primo da rabeca (não confunda com aquela sua amiga da escola, a Rebeca). Ele tem um som fininho e é o mais agudo de toda a sua família.

O violino mais famoso do mundo

No século XXVII existiu um homem muito habilidoso que fabricava violinos, um Luthier, o seu nome era Antonio Stradivari. Ele era tão bom nisso que os seus violinos ficaram muito conhecidos e desejados pelos melhores músicos da Itália e depois de todo o mundo. Inicialmente ele aprendeu a copiar os violinos do seu mestre, mas depois de algum tempo passou a criar seus próprios modelos, os Stradivarius, que ficaram ainda melhores e se tornaram uma referência de som, forma e beleza para estes instrumentenos até hoje.

Alguns dizem que era o verniz que ele usava, outros que era a madeira que ele escolhia, outros ainda acreditam que era a temperatura da região onde ele morava naquela época que fazia toda a diferença. De qualquer forma, os violinos que ele fez ficaram muito famosos e receberam o nome de “” e até hoje são muito cobiçados. Existem até algumas listas dos violinos mais caros, que são leiloados por milhões de dólares porque são famosos ou extremamnte raros.

Qual é o violino mais antigo que existe?

Os músicos costumam dizer que quanto mais velho é um violino melhor o seu som. Pesquisadores da Universidade de South Bank, em Londres, descobriram que o dito é pura verdade. A música aumenta a rigidez da madeira da qual é feito o corpo do instrumento, deixando o som mais firme e doce. O engenheiro David Hunt simulou o efeito das ondas sonoras, submetendo um pedaço de abeto, madeira comumente usada na fabricação de violinos, a vibrações de 10 hertz durante 48 horas. O abeto se tornou mais seco e, assim, mais rígido. Hunt não sabe bem como isso acontece, mas ele acha que o som mexe com as moléculas de umidade.

Super Interessante


Gostou de conhecer mais sobre este instrumento? Que tal aprender a tocar um Violino?

Agende uma Aula Experimental Gratuita!

Deixe um Comentário