Ligue: (41) 3359-9729

Passarinho, que som é esse? – Como é o som do Saxofone

Você já teve a curiosidade de saber como é o som do saxofone? Confira no vídeo abaixo a música Passarinho, quem som é esse? – Saxofone, e logo abaixo veja algumas curiosidades sobre este instrumento.

Passarinho, que som é esse? – Saxofone

A música Passarinho, quem som é esse? – Saxofone é uma composição original de Hélio Ziskind para o programa Castelo Rá-Tim-Bum, produzido nos anos 90 pela TV Cultura.

Curiosidades sobre o Saxofone

O saxofone foi criado em 1840 pelo judeu belga Adolphe Sax, um famoso fabricante de instrumentos da época. Com apenas 20 anos, Adolph patenteou um aperfeiçoamento importante que fez no clarinete baixo. Seus estudos com instrumentos de sopro lhe ajudaram a inventar o Saxofone, bem como toda sua família, do sax, do soprano ao contrabaixo.

Embora tenha o corpo feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, por ser este o material utilizado para produzir a palheta, que em contato com o sopro do instrumentista vibra e produz o som. Podemos dizer que a palheta é tão importante para o saxofone, como as cordas são para o violão.

Os saxofones mais conhecidos

Embora existam 8 tipos de saxofones diferentes, os mais conhecidos e tocados são o soprano, o alto, o tenor e o barítono.

  • Saxofone Soprano – É o integrante mais agudo do quarteto de saxofones clássico, mas de som leve e gostoso de ouvir. O tradicional é o de corpo reto, mas há também sopranos curvos.
  • Saxofone Alto – Um dos tipos mais comuns de saxofone. De registro médio-agudo, é um dos mais escolhido por quem quer aprender a tocar.
  • Saxofone Tenor – Também é um instrumento muito comum. Tem registro médio-grave.
  • Saxofone Barítono – É o integrante mais grave do quarteto de saxofones clássico. Seu timbre é potente e muito expressivo.

Das bandas militares ao Jazz

O Saxofone foi originalmente usado em bandas militares, por ter um som muito potente. Seu verdadeiro sucesso, no entanto, chegou durante a Primeira Guerra Mundial, nos bares de jazz em New Orleans, nos Estados Unidos.

Alguns grandes saxofonistas ajudaram a tornar o saxofone mais conhecido e admirado, com grandes composições e improvisos. São alguns deles:

  • John Coltrane – Grande compositor jazzista, foi considerado pela crítica o maior sax tenor da história do jazz.
  • Charlie Parker – Conhecido como Bird (passarinho em inglês), foi um dos maiores saxofonistas de jazz de todos os tempo.
  • Sonny Rollins – Sax-tenorista com uma longa e produtiva carreira musical. Começou a tocar com apenas 11 anos e antes dos 20 já era reconhecido.
  • Pixinguinha – Considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

Embora muito usado no jazz e no blues, o saxofone é um instrumento muito versátil e pode ser usado em bandas, músicas românticas, bossa nova, MPB, chorinho, gospel entre muitas outras.

Google celebra o Saxofone

O buscador Google já retratou o saxofone em duas ocasiões no Google Doodle. Isso mostra a impotância desse instrumento na música mundial e também brasileira.

Adolphe Sax - 201º aniversário no Google doodle

201º aniversário de Adolphe Sax

Pixinguinha 117° aniversário no Google doodle

117° aniversário de Pixinguinha

 


 

Gostou de conhecer mais sobre esse instrumento?
Que tal aprender a tocar um Saxofone?

Agende sua Aula Experimental Gratuita!

Deixe um Comentário