Skip to content
Ligue: (41) 3359-9729

Passarinho, que som é esse? Como é o som da Flauta Doce

Você já teve a curiosidade de saber como é o som da flauta doce? Confira no vídeo abaixo a música Passarinho, quem som é esse? – Flauta Doce, e logo abaixo veja algumas curiosidades sobre este instrumento.

Passarinho, que som é esse? – Flauta Doce

A música Passarinho, quem som é esse? – Flauta Doce é uma composição original de Hélio Ziskind para o programa Castelo Rá-Tim-Bum, produzido nos anos 90 pela TV Cultura.


A flauta doce é um instrumento musica de sopro. O músico sopra um apito que segue para um tubo, onde se encontra como uma caixa de ressonância do som.  Ao tapar todos os furos da flauta, ela produz o som mais grave.

Aula de Flauta Doce em Curitiba Escola de Música Ritmo e Som Ilustração de Jacques Hotteterre

Som da Flauta Doce

O som da flauta é um som suave. Já, era comum no século 14. Em relação à outros instrumentos é um dos mais fáceis para crianças começarem a tocar. Você terá que soprar suavemente para que ela possa ressoar o som que deseja. Pense que esteja soprando bolhas de sabão, que assim saberá como fazer.

Se soprando muito forte, você vai produzir um som desagradável afiada. Soprar com mais delicadeza, para produzir um som musical. Respire a partir do diafragma e e tente soprar uniformemente. Isso ajudará a manter um som consistente.

Notas Musicais da Flauta Doce

Deixando os furos abertos, diminuímos o fluxo de ar na flauta, que passa a oscilar em comprimentos de onda menores (maior freqüência). Para cada nota tocada, a flauta produz três frequências sonoras:

Quando tocamos a nota Lá, a flauta vibrou em uma freqüência principal (880 Hz) e nos seus múltiplos (2 x 880 Hz = 1760 Hz e 3 x 880 Hz = 2640 Hz)

Quando tocamos a nota Ré a flauta vibrou em uma freqüência principal (294 Hz) e nos seus múltiplos (2 x 587 Hz = 1174 Hz e 3 x 587 Hz = 1761 Hz).

Na música estes múltiplos são chamados de harmônicos, os sons que melhor se encaixam (consonantes).

Fonte: Física e Música

Toque sua primeira nota na Flauta Doce

A primeira nota que a pessoa toca é B. Isso requer que você cobrir o buraco de trás com o polegar esquerdo. Agora pegue o seu dedo indicador esquerdo e cobrir o primeiro buraco no lado superior sob o bico. Use o seu polegar direito para equilibrar a flauta. Agora sopre suavemente através do bocal, lembrando-se de dizer “du”. Parabéns. A nota que você acabou de ouvir era um Si.

Fonte: Simili Música

História da Flauta Doce

A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o czakan, da Hungria(dez furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.

Com dedicação e estudo fica fácil aprender a tocar esse instrumento histórico que tanto encanta as pessoas, quando é tocado. É preciso um profissional capacitado para que lhe possa trazer o conhecimento necessário. Diante disso, veja que interessante a Flauta Doce que desde o século 14 está nas orquestras sinfônicas ou nos palcos das músicas clássicas. Isso só demonstra a facilidade de é para tocá-la.

A flauta tem uma técnica específica dentro da música popular ou erudita. O instrumento é essencialmente melódico usado em contraponto, solo ou em dueto com outro instrumento ou voz.

Analise as possibilidades e veja o quão é positivo ser um músico, que toca flauta doce. Som suave que o coração de várias pessoas em um só momento.


Gostou de conhecer mais sobre esse instrumento?
Que tal aprender a tocar Flauta Doce?

Agende sua Aula Experimental Gratuita!

Deixe um Comentário