Ligue: (41) 3359-9729

Passarinho, que som é esse? – Como é o som do Contrabaixo

Você já teve a curiosidade de saber como é o som do contrabaixo? Confira no vídeo abaixo a apresentação da música Passarinho, quem som é esse? – Contrabaixo. Uma composição de Hélio Ziskind para o programa Castelo Rá-Tim-Bum, produzido nos anos 90 pela TV Cultura. Logo abaixo, veja algumas curiosidades sobre este belo instrumento.

Passarinho, que som é esse? – O som do Contrabaixo

Curiosidades sobre o Contrabaixo

O Contrabaixo foi inventado na idade média para produzir sons mais graves dentro de uma orquestra. No entanto, pr causa de seu grande tamanho e peso, poucas orquestras podiam ter um instrumento desses, pois dava muito trabalho para transportar.

Apesar da aparência, o contrabaixo não faz parte da família do violino, pois tem um formato da proporção do corpo um tanto diferente dos demais.

No final do século XIX muitos artistas começaram a usar os contrabaixos de orquestra em bandas de Jazz e Blues. Outros estilos musicais também se encantaram com o charme do Contrabaixo: Bluegrass, Country, Rock-n-roll, Punk-rock, etc.

Porque o som do Contrabaixo é tão baixo

Numa orquestra, o contrabaixo é o instrumento da seção de cordas responsável por produzir os sons mais baixos (graves), enquanto que o Violino é quem faz os sons mais altos (agudos). Vamos conhecer aqui a seção de cordas da orquestra, de acordo com a sua textura sonora:

Baixo ou Contrabaixo?

Baixo, contrabaixo, contrabaixo acústico, rabecão… atualmente todos esses são nomes do mesmo instrumento. Ele recebe o “sobrenome” Acústico pois não precisa de nenhum componente eletrônico para produzir som. Conheça também um outro instrumento que produz os sons graves dentro de uma banda: o baixo elétrico.


Gostou de conhecer mais sobre este instrumento? Que tal aprender a tocar um Contrabaixo?

Agende uma Aula Experimental Gratuita!

Deixe um Comentário