Ligue: (41) 3359-9729

“Entrosamento” entre instrumentos

A palavra “entrosamento” significa “combinar”, “harmonizar”. Esta “harmonização” entre os instrumentos de uma banda ou orquestra é muito importante, pois sem ela não seria possível escutarmos uma composição na sua forma completa, e provavelmente não entenderíamos nada, pois cada instrumento estaria tocando a sua parte sem se preocupar com o que os outros estariam fazendo.

 

Por exemplo, numa banda, geralmente temos um vocalista, um guitarrista, um contrabaixista e um baterista, basicamente. A bateria e o contrabaixo são responsáveis pela parte de “sustentação” rítmica da banda, intencionando o estilo musical que está sendo abordado, por exemplo, o Pop, o Rock, o Blues, o Jazz, etc. A guitarra fornece a parte harmônica da banda, executando os acordes da música, e o vocalista, a parte melódica, ou seja, a melodia da letra da composição. Vale ressaltar que o contrabaixo, além de participar da seção rítmica, também faz “entrosamento” harmônico com a guitarra. Assim, temos “combinados” os três elementos fundamentais da música: A “Melodia” (Vocalista), a “Harmonia” (Guitarra e Contrabaixo) e o “Ritmo” (Bateria, e novamente o Contrabaixo).

 

Até a próxima!
Flavio Cantador Coimbra – Sócio/Proprietário e Professor na Escola de Música Ritmo & Som – Rua Raul Leite, 673 – Bairro Alto – Curitiba/PR.

Deixe um Comentário