Skip to content
Ligue: (41) 3359-9729

Dia Internacional da Música – 1º de Outubro

Dia Internacional da Música

imagem: Fayeroo

O dia 1º de outubro foi instituído como o Dia Internacional da Música, em 1975, pelo International Music Council (IMC), organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO em 1948, de acordo com a resolução tomada na 15ª Assembléia Geral em Lausanne em 1973, com o objetivo de levar a música a todos os setores da sociedade e promover os valores de paz e a amizade por seu intermédio.

O IMC é a maior rede mundial de organizações, instituições e indivíduos que atuam no campo da música. O Conselho Internacional de Música incentiva e estimula a diversidade musical, o acesso à cultura para todos e une organizações em cerca de 150 países em todo o mundo na construção da paz e compreensão entre as pessoas que atravessam classe, cultura e patrimônio.

O IMC, em sua tentativa de estabelecer uma harmonia global através da música, celebra o Dia Internacional da Música com foco especial na organização de eventos musicais, programas de rádio e televisão e gravações de imprensa. Em meio a tudo isso, o objetivos é também construir um ambiente mais propício e hospitaleiro à música – na sua prática, seu consumo e sua essência.

Outro ponto importante desta data comemorativa é a luta contra a poluição do ambiente sonoro. O IMC propõe inclusive que cada país mantenha alguns momentos de silêncio no Dia Internacional da Música, e use esse silêncio para ouvir a música tocada nas principais praças da cidade.

Dia Internacional da Música

Dia Internacional da Música ao redor do mundo

No Dia Internacional da Música, o objetivo desejado é criar uma atmosfera global de música, uma plataforma onde pessoas possam se unir em suas diversidades e se misturar para formar um todo unificado.

Em vários países, o dia é a oportunidade perfeita para organizar grandes concertos com artistas dos mais diversos. Também são comuns eventos musicais aleatórios e shows de talentos para procurar os novos e emergentes artistas musicais – para construir um tesouro que mescla o antigo e o novo no mundo da música.

A música afinal, é o maior unificador da humanidade e todos os eventos sociais significativos têm peças musicais dedicadas a eles. Nenhum evento é melhor reconhecido ou definido do que pela música, que define e completa uma experiência social e estética humana perfeita.

fonte: Calendarlabs

Comemore o Dia Internacional da Música

Para celebrar este dia especial deixamos abaixo um video de uma organização inspiradora, que tem usado a música para unir pessoas e transformar vidas. O Playing for Change é um projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. O projeto da Playing for Change Foundation, uma organização não-governamental, tem ajudado a construir escolas de música em comunidades carentes ao redor do mundo.

Saiba mais em: playingforchange.org


Qual o seu estilo musical internacional favorito? E você já teve a oportunidade de tocar/apreciar música em outro país? Conte nos comentários as suas experiências de como você aprecia a música ao redor do mundo.

Deixe um Comentário