Este mês a Ritmo e Som estará homenageando as mulheres na música com a série: “Mulheres do Jazz”!!! E em primeiro lugar, conheceremos Ella Fitzgerald, grande cantora de jazz da década de 30 e 40!

Ella Fitzgerald - Mulheres no Jazz - Ritmo e SomConsiderada uma das principais cantoras de jazz, Ella Fitzgerald nasceu em  Newport News, Virgínia, e teve uma infância bastante difícil nos primeiros anos, tendo até que viver na rua pedindo esmolas. Sempre com muita criatividade, ainda vivendo nas ruas, começou a se apresentar aos poucos, e com o pouco dinheiro que ganhava passou a pagar aulas particulares de piano. Ella sempre sonhou em ser cantora e dançarina de sucesso, gostava muito de ouvir as gravações de Louis Armstrong (grande músico, cantor e trompetista de jazz). Logo em sua estreia como cantora, em 21 de novembro de 1934, no Teatro Apollo, no Harlem, todos se impressionaram com seus poderosos vocais!

Gradualmente foi conquistando público, e em janeiro de 1935, Fitzgerald conquistou a oportunidade de se apresentar por uma semana com a Big Band de Tiny Bradshaw, na Harlem Opera House. Lá conheceu o baterista e líder de banda, Chick Webb. Ella começou a cantar regularmente com a Orquestra de Webb por todo o ano de 1935, no Savoy Ballroom, também no Harlem. Como artista solo, obteve diversos sucessos, e nesta época começou a incluir o Scat (técnica de canto usada por cantores de jazz, os quais criam o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz) como uma das marcas registradas de seu repertório.

Ella teve diversos músicos e solistas de jazz famosos a acompanhando ao longo de sua carreira, dentre eles Dizzy Gillespie,  Tommy Flanagan, Oscar Peterson,  Joe Pass, e muitos outros grandes nomes do jazz! Ella Fitzgerald venceu 14 prêmios Grammy, e apoiou de maneira discreta, porém intensa, diversas organizações de caridade e sem fins lucrativos. Faleceu em 1996, em Beverly Hills, Califórnia, aos 79 anos de idade. Está enterrada no Inglewood Park Cemetery, em Inglewood, também na Califórnia.

Fonte – Wikipédia

Ella Fitzgerald e Mel Torme juntos!!!

Acompanhem mais artigos em nosso blog e em nossas redes sociais!!!

Deixe um Comentário