Da série “Mulheres do Jazz”, hoje a Ritmo e Som apresenta uma brasileira: Eliane Elias!!!

Eliane Elias é uma pianista, compositora e cantora brasileira. Começou a tocar piano aos sete anos de idade. Sua mãe, Lucy, era uma pianista clássica. Em 1973, aos 13 anos de idade, iniciou seus estudos de piano no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), com Amilton Godoy, pianista do Zimbo Trio.

Aos dezessete começou a se apresentar tocando composições próprias. Após uma turnê em 1981, com Eddie Gomez, foi encorajada a se mudar para Nova York. Lá foi convidada a se juntar à banda Steps Ahead, gravando um álbum com eles em 1983.

Após sair do grupo, trabalhou com o trompetista americano Randy Brecker, com quem foi casada e tem uma filha, a cantora e compositora Amanda Brecker. Eles se separaram no início dos anos 1990. Atualmente, Eliane está casada com Marc Johnson, baixista de sua banda.

Ela gravou inúmeros discos, entre eles um dueto com Herbie Hancock. Começou a cantar em suas gravações no final da década de 1980.

Premiações

Eliane Elias recebeu dois prêmios Grammy e nove indicações. Entre elas, Em 1996, seu dueto com Herbie Hancock foi indicado na categoria de Melhor Solo de Jazz Instrumental. Em 2012, sua composição “What About the Heart” foi indicada ao Grammy na categoria de Melhor Musica Brasileira.

Em 2016 venceu o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino, com Made in Brazil. O álbum também foi indicado na categoria Melhor Engenharia de Gravação.  Em 2017 venceu o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino, com Dance of Time. O álbum também foi indicado na categoria Melhor Engenharia de Gravação.

Fonte: Wikipédia

Jazz Brasil!!!

Gênero pouco conhecido em nosso país, mas nossos músicos brilham no mundo nesse estilo, inclusive Eliane Elias, ganhadora de prêmio de melhor álbum de jazz!!! Dá-lhe Brasil, e que orgulho das nossas “Mulheres do Jazz!!!”

https://www.youtube.com/watch?v=IlI5eTr5a-0

Deixe um Comentário